AUTORES: CLIVE CUSSLER e JUSTIN SCOTT.
É uma estória no melhor estilo Noir, com muitos detalhes e super bem escrito em termos de diálogos, ambientação, e detalhamento técnico dos assuntos abordados...
Pra começo de conversa, deixo com vocês, a sinopse:
"É 1908 e acumulam-se tensões internacionais enquanto o mundo caminha inexoravelmente para a guerra. Após um talentoso projetista de canhões de couraçados morrer em um aparente suicídio, sua filha, angustiada, recorre à lendária Agência Van Dorn para limpar o nome do pai. Van Dorn põe seu principal investigador no caso, Isaac Bell, que logo percebe que as pistas apontam não para suicídio, mas para assassinato. E quando se seguem outras mortes mais suspeitas, fica evidente que alguém — um ardiloso espião — está orquestrando a eliminação das mentes tecnológicas mais brilhantes... Mas isso é apenas o começo".
Bom, o enredo é rico em detalhes, como já deu pra perceber, e uma coisa me deixou super perdido: centenas de personagens aparecem na trama (tudo bem, exagerei um pouco), mas os autores deixaram tantos personagens característicos espalhados na estória que me perdi diversas vezes.
Levei muito tempo para terminar a leitura deste Livro, pois algumas horas eu não estava com paciência de ouvir falar sobre a Marinha, cascos, submarinos, navios, e mar (hahaha), pois como poucos sabem, trabalho numa empresa onde temos a Marinha como cliente, e sou um auxiliar de faz tudo que escuta isso o dia inteiro (hahaha)... Então, às vezes eu não me sentia relaxando, e sim: lembrando do trabalho (deixa meu chefe ver isso! Aliás, foi o mesmo quem me emprestou o Livro! Obrigado! Hehehe!)...
Voltando: gostaria de dizer que no geral gostei do Livro. Classificaria com nota 5 (numa escala de 0 a 10). Não me xinguem fãs de O Espião, mas estou simplesmente dando minhas opiniões... Mais abaixo, os motivos de eu não ter dado uma nota mais alta:
Uma das coisas que me incomodou um pouco, sabe o que foi? É revelado muito rápido quem é o "ardiloso e impiedoso Espião" (esperava uma coisa mais: "Ooohh, então é ele?!", mas ok, nada que tenha estragado o Livro)!
E mais uma coisa me deixou "meio assim", há bastante suspense, coisa que eu amo de paixão! Porém, dura pouco! Aaaahhh... Como assim? Bom, usarei de um exemplo bobo mas acho que vocês poderão entender facilmente:
Pois bem, estou no capítulo 10, o Espião decide pôr uma bomba no quarto do Detetive, arquiteta um plano e tem sucesso na "ação do plano"... Dai vem o capítulo 11, onde o Detetive suspeita que há algo de errado no seu quarto... E inteligentemente, no capítulo 12, ele descobre a bomba, se salva, e ainda desconfia quem está por trás e vai à sua busca!
O que eu quis dizer? Bom, quis dizer que tudo acontece muito rápido... No estilo: "toma lá, dá cá"... Como se fosse um joguinho de caça (se bem que é exatamente esse o tema do Livro, hehehe!).
Posso garantir que há muita busca, investigação, mortes para dar e vender, sangue, muitas embarcações e termos técnicos envolvidos a elas, e sim: a bendita História, onde entra todo o lance de Guerra, poderes, rivalidade entre países e patriotismo! (Sou péssimo em Geografia e História, então, essas partes foram maçantes para mim, e creio que meu desinteresse em algumas partes esteja ligado à elas - matérias que jamais entraram na minha cabeça... [sentindo-se triste]...)
Vale dizer que as personagens foram criadas com perfeição. Isaac Bell, o detetive mais corajoso, habilidoso, e super "fodão" da Van Dorn, foi bem criado, e conquista seus leitores por seu modo de agir, possui um estilo charmoso, ser cheio da grana, romântico e apaixonado. Características que o torna originalmente exclusivo (hehehe).
Bom, adoro suspenses, porém, não foi um dos melhores Livros do gênero que li... Prefiro algo mais atual, do tipo: Stieg Larsson, Dan Brown, Harlan Coben (e vale lembrá-los que clássicos de crimes e espionagens: só Agatha Christie por enquanto, rsrs)!
Quem adora o estilo Suspense Noir, navios, submarinos, História, enredo bem criado e detalhes marcantes, com uma porrada de ação, vai adorar O Espião!
Espero que gostem!
E sorry pela fraca resenha =(
Adorei a resenha! Não vi nada fraco nela hahahaha. Achei o texto divertido e fácil de ler, e estou com vontade de ter o livro agora (culpa sua). Abraço.
ResponderExcluirMandando um "muito obrigado" pra você Allan! Leia, talvez você saiba "aproveitar" mais que eu, rsrs... Boa leitura! Abraço!
ExcluirMuito boa sua resenha!... Ainda não conhecia o livro, mas deu vontade de lê-lo ;)
ResponderExcluirAbraço!
http://aoutrasombra.blogspot.com.br/