terça-feira, 23 de outubro de 2012

DUMA KEY



DUMA KEY

Autor: Stephen King

Ganhei este Livro dos meus amigos (em um dos meus aniversários). Queria lê-lo na hora em que recebi, pois era o primeiro Livro de Stephen King que eu tive contato.
Já sabia que vários livros do autor foram adaptados para o cinema. Decidi assistir: Carrie – A estranha; À Espera de um Milagre; Colheita Maldita; e Rose Red (que não terminei)... Mas falando a verdade, não gostei muito de nenhum...
Então, decidi atentar à minha antiga filosofia: 
O Livro é muito melhor que o filme”!
Foi aí que pedi me deram de presente o Duma Key [rsrs].
Vamos ao que interessa, não é mesmo?
A história é voltada para Edgar Freemantle, um homem bem sucedido profissionalmente, que trabalhava em sua própria construtora civil.
Ele, num acidente envolvendo seu carro e um guindaste, acaba perdendo o braço direito e tem fortes sequelas no cérebro, fazendo com que sua vida mude completamente!
Começando por seu casamento, que inevitavelmente, acaba.
Querendo esquecer toda a vida passada e fatos ocorridos antes do acidente, Edgar vai até Duma Key, uma pequena e reservada ilha que fica na costa da Flórida (fictícia), e se redescobre um desenhista amador muito bom. A consequência disso é: Edgar vira pintor, e creiam, suas pinturas são um pouco sinistras, com um sentido muito forte estampado nelas.
No começo dá pra você afirmar que isso é uma coisa divina. Que Edgar fora abençoado, recebera um dom.
Mas logicamente, isso não passa de uma armação do mal, pois suas pinturas revelam-se como armas. Há algo de maligno nas pinturas de Edgar, que sempre entra em transe durante a criação de uma nova obra.
A atmosfera fica ainda mais tensa quando Edgar conhece um homem que não gosta de revelar muito sobre si próprio, mantém seus segredos enterrados, mas apesar desse modo estranho de ser, Edgar o considera um amigo... E no decorrer da história, o clima intensifica-se quando o estranho pintor conhece uma velha senhora, Elizabeth Eastlake, que está em Duma Key desde quando se entende por gente, a velha misteriosa, que não para de brincar com seus bibelôs, tem uma história de vida tão tensa e estranhamente sinistra, como os quadros de Edgar.
Não considero um livro de terror, porém, há certas partes do Livro que você se pega esfregando o braço para que os pelos voltem ao normal, mas nada que você não consiga ler à meia-noite sozinho ou sozinha em casa [bom, isso é de se pensar, rsrs].
Classifico-o com a nota: 8,5. Nota que considero mais que suficiente para fazer você ler esta narrativa de mexer com a mente e seu subconsciente.
Hoje eu não conseguiria dizer o que não gostei no Livro, porque faz bastante tempo que li [fora que já devorei centenas depois dele, rsrs].
Duma Key tem quase 700 páginas, mas você lê numa boa. E vale falar que é narrado em primeira pessoa (por tanto, a linguagem, as descrições de lugares, e o jeito de explicar as coisas é bem à vontade, fácil de se imaginar).
O que indico é: 
"Leia com a mente aberta, que aceite várias viagens ao mesmo tempo e preste muita atenção ao seu redor, ainda mais quando houver quadros próximos...
... Qualquer ventinho meio estranho, ou barulho duvidoso na hora da leitura, pode não ser uma mera coincidência"... [Muahahahaha!].
Boa leitura!

4 comentários:

  1. De Stephen King tenho um monte de PDF no computador mas o único que tinha pensado em ler foi A Espera de um Milagre por conta do filme que me marcou muito. Pela sua resenha percebo que,embora tenha o clima de suspense que não me atrai tanto assim, STephen tem uma sensibilidade muito grande para descrever cotidianos,dramas e para passar aquela impressão de "o sentido da vida" ao leitor,algo que Sparks e Jodi Picoult também fazem e eu adoro.E tem algo mais que me chamou atenção na sua resenha que é o despertar do autor para questões de fé e espiritualidade (me corrija se eu estiver errada,por favor) que não é necessariamente algo sobre Deus,mas sobre descobertas do bem,do mal e de ambos dentro de si. Gostei muito da resenha, do seu cuidado de falar muito sobre o livro sem entregar a história (brincando com a minha gigante curiosidade) e pelo visto vou gostar do livro. Se eu o tiver em pdf em casa pode ser que eu leia em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milena!
      Realmente Stephen King tem o dom de escrever sobre cotidianos recheados com paranormalidade...
      Sobre a questão da fé e espiritualidade, King me parece ser muito imparcial, não revelando ser "religioso", mas ama mexer com o psicológico da gente (nessa questão de fé mesmo), mas tomando o cuidado em não envolver Deus, céu e inferno, e tudo o que tem de direito, rsrs...
      Resumindo, King tem uma inteligência sinistra e uma imaginação fora do normal (fora mesmo! Rsrs)...
      Só lendo para tentar entendê-lo... Se tiver disponível este livro, "experimente", rsrs...
      Grato por sempre tê-la por aqui... Um bjo!

      Excluir
  2. Olá!!! Eu gostei muito da tua resenha, adoro livros de terror e suspense e mesmo tu não classificando ele como terror, me pareceu bem misterioso.
    Parece uma ótima trama!
    Um beijão
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Laura, ele não é de terror, mas há um mistério arrebatador!
      É sim uma ótima trama... Bjo!

      Excluir