segunda-feira, 6 de agosto de 2012

CONFIE EM MIM


CONFIE EM MIM


Autor: Harlan Coben

“Confie em mim” foi o primeiro Livro de Harlan Coben que eu li.

Pesquisando alguns autores de suspense na internet, dei de cara com Harlan. Todos elogiavam-no, e lógico, não perdi tempo e já comecei a pesquisar os preços!

Antes mesmo de comprar o livro eu já notei que a maioria (se não todos) giram em torno de um desaparecimento misterioso. Sempre há um personagem que some por motivos particulares e a trama se inicia a partir daí.

Para que eu possa tecer os comentários de forma mais inteligível, deixo a sinopse do livro, que por si só, já instiga a sua leitura. Confira:

Preocupados com o comportamento cada vez mais distante de seu filho Adam - principalmente depois do suicídio de seu melhor amigo, Spencer Hill -, o Dr. Mike Baye e sua esposa, Tia, decidem instalar um programa de monitoração no computador do garoto. Os primeiros relatórios não revelam nada importante. Porém, quando eles já começavam a se sentir mais tranquilos, uma estranha mensagem muda completamente o rumo dos acontecimentos:

"Fica de bico calado que a gente se safa."

Perto dali, a mãe de Spencer, Betsy, encontra uma foto que levanta suspeitas sobre as circunstâncias da morte de seu filho. Ao contrário do que todos pensavam, ele não estava sozinho naquela noite fatídica. Teria sido mesmo suicídio?
Para tornar o caso ainda mais estranho, Adam combina ir a um jogo com o pai, mas desaparece misteriosamente. Acreditando que o garoto está correndo grande perigo, Mike não medirá esforços para encontrá-lo. Quando duas mulheres são assassinadas, uma série de acontecimentos faz com que a vida de todas essas pessoas se cruzem de forma trágica, violenta e inesperada.

Sinto necessidade de repetir um trecho:

(...) uma série de acontecimentos faz com que a vida de todas essas pessoas se cruzem de forma trágica, violenta e inesperada”.

Saiba o porquê:

O livro é dividido em histórias particulares, onde cada família tem um problema. Até aquela família rica, unida, e aparentemente feliz, tem um “desespero contido”, por exemplo.

Para ser mais direto e explicativo, apresento-lhe de forma bem resumida os seguintes casos que aparentemente são um “nicho”, ou seja, não tem nada a ver um com o outro:

Nash e Pietra são os primeiros que você conhece. E logo percebe que se trata de um casal de assassinos. Eles têm motivos obscuros para perseguirem certas pessoas, e o pior, é que as encontram... e matam.

Sabe aquela família que usei como exemplo agora há pouco? Rica e aparentemente feliz? Pois é, há um lugar em Livingston que existem várias delas, começando por:

- Tia Baye e Mike. E como já mostrado na sinopse, deparam-se com uma “terrível” situação: monitorar seu filho. Logo decidem invadir sua privacidade para ver o que ele anda fazendo, pois adolescentes às vezes assustam quando agem sozinhos e silenciosos. A invasão se agrava mais ainda quando Adam desaparece de forma misteriosa e minuciosa.

- Ron e Betsy Hill vivem uma vida totalmente sem graça. Sofrem demais com a perda do filho, Spencer, adolescente e amigo de Adam, que resolveu se suicidar. Além disso, os Hill mal conseguem sustentar a vida a dois, pois só sabem se guiar conforme seus pensamentos particulares, tudo mostra um casamento falido.

- A vingança muito bem escondida está prestes a explodir. Guy Novak quer a todo custo pôr as mãos em Joe Lewiston, um professor, que intencionalmente ou não, magoou uma aluna, a doce e quieta Yasmin, filha de Guy Novak. O professor Joe fez um comentário maldoso sobre a criança que irá impactar na sua vida, como se fosse um trauma.

- Um segredo guardado há 10 anos tem de vir à tona, só assim a atraente Susan Loriman pode salvar o seu pequeno filho, que tem câncer... Ela vai ter que passar por cima de tudo para ajudá-lo. E precisará de muita confiança da parte dos profissionais envolvidos.

- Falando das mulheres assassinadas e desaparecidas: quem entra em cena para resolver esses casos é a autoritária Loren Muse, seu foco principal é resolver os casos, obviamente, mas ela também precisa “massagear seu ego”, e por esse motivo, sente-se obrigada a mostrar a todos que é suficientemente eficiente, como qualquer homem, ou até mesmo melhor.

Bom, até aqui temos um belo emaranhado de dramas, que eu achei fantástico, pois além das resoluções dos casos temos as incríveis surpresas das “ligações”. Posso estar sendo tediosamente repetitivo, mas no início você acha que ninguém tem a ver com ninguém, e pela terceira vez: “(...) uma série de acontecimentos faz com que a vida de todas essas pessoas se cruzem de forma trágica, violenta e inesperada".

Isso mesmo: há um elo entre cada uma dessas pessoas, fechando-se como se fosse um círculo surpreendentemente inteligente e brilhante!

"Até onde você iria por amor à sua família?"

Harlan Coben destrincha a privacidade de seus personagens, e revela seus limites, expondo, e ao mesmo tempo respondendo, o subtítulo da obra.

E você, até onde iria por amor à sua família? [...]

A nota é 9,5... mas nem me lembro direito o porquê de não ser 10!

Recomendo muito! Palavra de leitor histérico!

Boa leitura!

11 comentários:

  1. Esse livro está a algum tempo na minha lista de desejados, mas como não estou podendo comprar muitos livros ultimamente, ele vai ficar lá por um tempinho ainda. Eu gosto bastante de histórias policiais, mas não li nenhum livro do gênero ainda - não que eu me lembre. O Harlan sempre foi muito bem recomendado, e eu, com certeza, lerei uma obra dele um dia. Seus livros parecem ser bem "inteligentes" e intrigantes.
    Gostei bastante da sua resenha, :D
    Beijos!
    http://lereaminhapraia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tayane... Pena vc ter que adiar a leitura desse livro, mas tenho certeza que a hora de vc comprar vai chegar logo e não tenho dúvidas de que irá curtir. Histórias policiais são sempre muito bem feitas, também gosto pra caramba (acho que deu pra perceber, né? Rsrs)... Realmente as obras de Harlan Coben são muito inteligentes e cheias de mistério!
      Obrigado pelo comentário e pelo elogio!
      Beijos Tayane!

      Excluir
  2. Meu livro preferido do Harlan, sem sombra de dúvidas. E, também, o primeiro que eu li do autor. É fantástica a ligação que ele consegue extrair dessas pessoas aparentemente desconexas. Harlan é o cara, com certeza. Beijos, Juh - Céu de Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, temos muito em comum... Foi meu primeiro e é meu preferido!
      Nunca vi nada igual em relação aos elos que ele cria! Realmente muito bom!

      Excluir
  3. Adoro o Harlan, já li diversos livros dele e confesso que esse foi o que menos gostei, não achei as histórias tão envolventes e empolgantes como as outras, mas ainda assim foi bom e surpreendente. Aposto que se tivesse sido o primeiro que li também adoraria, dei nota 3 a esse livro, e a todos os outros do Harlan 5[nota máxima no skoob, rs] e ainda favoritei alguns haha.
    Tem resenha de um dos livros dele que mais gosto no meu blog, passa lá e dá uma olhada, aquele sim, perfeito, rs.
    Beeijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ver que os primeiros livros sempre são os que marcam né?! É praticamente a inserção no mundo do autor...
      Vou ler mais e mais de Harlan Coben e daí sim poderei avaliá-los melhor... Obrigado pela dica!
      Um bjo!

      Excluir
  4. Olá!!!
    Parabéns pela resenha, ficou ótima, estou com esse livro mas ainda não li, depois da tua resenha acho que vou pular ele na frente dos outros, hehehe
    Já li Não Conte a Ninguém dele e me apaixonei pela escrita, quero ler todos os livros do autor!!!
    Um beijão
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara... Também já li Não Conte a Ninguém e gostei muito!
      Que bom que instiguei a leitura deste! Você gostará também...
      Bjão Lara!

      Excluir
  5. Nossa, não sei oque me deixa mais empolgada nessa história. O modo como ele coloca os detalhes sem deixar massante ou como a história me prende do começo ao fim! Amo esse livro, é um dos meus preferidos (não estou mensionando somente o Harlan)...!

    Igooor, irmão lindo... Continue escrevendo para que as pessoas possam ver o quanto é lindo o mundo dos livros. Amo você ♥

    Bjos, Iane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fico em dúvida sobre o que me atrai neste livro! É muito bom!

      Iane, querida irmã linda, "pó de chá" que eu continuarei escrevendo e tentando arrebatar mais leitores (se God quiser, rsrs)...
      Eu te I love you você tbm! Bjoos (e obrigado por visitar meu blog depois de séculos! Um puxão de orelha pra você!! rsrs)...

      Excluir
  6. Em pensar que só comprei esse livro porque estava de R$10,00... Dei sorte!
    Adoro livros que falam sobre famílias e seus dramas e sujeiras debaixo do tapete. E gosto ainda mais quando são várias envolvidas que se entrelaçam... ai quero ler sim! A única sinopse desse tipo cujo livro me decepcionou horrendamente foi Questões do Coração que sinceramente me deixou enjoada mas nesse há suspense, tem vários núcleos com questões que ainda que venham se entrelaçar são diferentes portanto, obrigada pela dica José Igor,vou apostar nesse!

    ResponderExcluir