STARTERS
Autora: Lissa Price
Participei de um amigo secreto na internet, através do blog da Emily Swan (Livro Apaixonado) e acabei ganhando o Starters!
A capa já me encantava desde sempre, pois é futurística e bem feita.
Quando li a curta sinopse, meu interesse aumentou, então, covardemente, furei a fila de 500 Livros que ainda esperam ser lidos [tadinhos!].
O começo é um pouco parado, devo dizer que não desistam da aventura, pois há muita coisa ainda para acontecer.
Tudo começa com uma luta pela sobrevivência. Aliás, a frase que marca o Livro é: “Sobreviver é apenas o começo”.
Callie é uma garota de 17 anos, e ao mesmo tempo em que tenta manter-se viva, cuida de seu pequeno irmão: Tyler, que está muito doente. Os dois perderam os pais quando a Guerra dos Esporos estourou. Todos os seres humanos que tinham entre 20 e 60 anos foram “varridos” com essa guerra.
Muito pouco se fala sobre a tal Guerra dos Esporos, no entanto, creio que a autora dê mais ênfase no segundo Livro, mas posso garantir que o assunto principal de Starters não é isso, então, vamos seguindo:
Callie e Tyler têm que viver em prédios abandonados, como mendigos mesmo, num mundo onde se faz o caos por um pão! [Ok, exagerei um pouquinho, mas as condições de sobrevivência são realmente precárias, tanto que, restos de comidas podem ser chamados de “jantar”].
O jovem e amigo Michael também está nessa dura batalha com os irmãos Callie e Tyler, formando um trio que só deseja continuar vivo entre os estranhos Enders (pessoas cujos cabelos são prateados, o que os identificam e os fazem sentirem-se orgulhosos em viver até próximo aos 200 anos, pois sim, com a alta tecnologia foi possível prolongar a vida!).
Preocupada, e muito, com a saúde do irmão, Callie tem que fazer um sacrifício para salvá-lo! E sua única esperança é a Prime Destinations, uma empresa terrivelmente misteriosa e sinistramente impecável, localizada na tão famosa Beverly Hills, fundada por uma “figura” tão sinistra como os serviços oferecidos pela empresa, conhecida como “O Velho”.
Mas o que acontece na Prime?
Lá eles alugam “juventude”! Sim! Eles alugam jovens para que seus corpos sejam alugados por Terminais – idosos que desejam ser jovens novamente!
Callie, desejando muito ter dinheiro e comprar uma casa onde possa abrigá-los dignamente, se vê obrigada a alugar seu corpo, e vai até a Prime. O dinheiro que lhe oferecem por três aluguéis é suficientemente bom para que ela dê o conforto que seu frágil irmão precisa.
Faz parte do procedimento da Prime dar um super “upload” no corpo do adolescente, deixando o aspecto físico impecavelmente perfeito! Pois sim, os adolescentes são produtos, e os produtos têm que ter excelente qualidade.
Callie se espanta quando se vê toda perfeita, e logo já tem uma inquilina esperando-a.
De forma resumida, o Ender que deseja alugar um adolescente, senta numa poltrona hi-tech onde seus impulsos eletromagnéticos são transmitidos a um neurochip que é inserido na parte de trás do pescoço do jovem, fazendo com que o adolescente fique totalmente inconsciente – numa espécie de coma – enquanto o inquilino passa a ter total controle do corpo físico, e aproveitar as habilidades juvenis como bem lhe forem necessárias, com algumas restrições, é claro.
Os dois primeiros aluguéis ocorreram de forma normal. Já no terceiro, uma pane acontece! Callie “retorna” ao controle de seu corpo em plena balada, onde se vê completamente perdida. Quando pensa em voltar à Prime Destinations, uma voz surge, inesperadamente, em sua cabeça, dizendo para ela não se dirigir à Prime, pois lá é muito perigoso. A voz é categórica e desesperada! “Não retorne à Prime!”.
Callie percebe que a voz pertence à sua inquilina, Helena. E antes de ir à empresa informar o que está acontecendo, passa a fingir ser Helena e entender o que está acontecendo.
O legal desta estória é que algumas vezes você não sabe dizer se é Helena vivendo em Callie, ou se é Callie que vive como Helena (que é uma Ender muito rica, cercada pelo luxo)... Suas vidas se unificam num só corpo, alternando de “pessoa” em algumas situações, hora é Callie, hora é Helena.
Conforme os dias vão passando, Callie percebe que corre um sério risco de vida! Descobre que sua inquilina não queria somente voltar a ser jovem, mas tinha um plano em mente! Sendo mais preciso: Helena quer assassinar alguém, e sua lista cresce a cada dia que passa!
Callie vai descobrindo “podres” da Prime e não sabe o que fazer. Não sabe se deve voltar lá, ou se confia em Helena.
Se voltar à Prime, talvez morra por saber demais sobre seus planos diabólicos, e se optar em ajudar Helena, pode se considerar em missão suicida! Em quem confiar? O que fazer? E aí meu amigo, só lendo mesmo para participar dessa aventura!
Confesso que não esperava muito do Livro, mas o enredo vai incorporando suspense conforme Callie vai sabendo como é que o mundo está funcionando. Re-co-men-do!
E devo lhes dizer que demorei a cair na real! De certa forma eu fui comprado pela Prime também, pois esse lance de longevidade, luxo e tecnologia (que eu amo) encobrem o tema principal e seriamente preocupante: TRÁFICO DE PESSOAS! Ou seja, a autora pegou um tema de extrema importância e usou na ficção para disseminar essa realidade aterradora! Dou meus parabéns a Lissa Price por ela enfatizar, de forma inteligente, o quanto o tráfico de pessoas é macabro!
Bom, por causa do início “parado” e do final perturbador (que me deixou completamente confuso) dou nota 7,5 à obra! E GENTE! “O VELHO” É SINISTRO, NÃO É MESMO? CRUZES!
Finalizo dizendo que estou ansiosíssimo para ler a continuação [Enders]! E aproveito para alerta-los: “CUIDADO COM OS ENDERS, ELES DESEJAM MUITO MAIS QUE A SUA JUVENTUDE!”