segunda-feira, 20 de agosto de 2012
segunda-feira, 6 de agosto de 2012
CONFIE EM MIM
CONFIE EM MIM
Autor: Harlan Coben
“Confie em mim” foi o primeiro Livro de Harlan Coben que eu li.
Pesquisando alguns autores de suspense na internet, dei de cara com Harlan. Todos elogiavam-no, e lógico, não perdi tempo e já comecei a pesquisar os preços!
Antes mesmo de comprar o livro eu já notei que a maioria (se não todos) giram em torno de um desaparecimento misterioso. Sempre há um personagem que some por motivos particulares e a trama se inicia a partir daí.
Para que eu possa tecer os comentários de forma mais inteligível, deixo a sinopse do livro, que por si só, já instiga a sua leitura. Confira:
Preocupados com o comportamento cada vez mais distante de seu filho Adam - principalmente depois do suicídio de seu melhor amigo, Spencer Hill -, o Dr. Mike Baye e sua esposa, Tia, decidem instalar um programa de monitoração no computador do garoto. Os primeiros relatórios não revelam nada importante. Porém, quando eles já começavam a se sentir mais tranquilos, uma estranha mensagem muda completamente o rumo dos acontecimentos:
"Fica de bico calado que a gente se safa."
Perto dali, a mãe de Spencer, Betsy, encontra uma foto que levanta suspeitas sobre as circunstâncias da morte de seu filho. Ao contrário do que todos pensavam, ele não estava sozinho naquela noite fatídica. Teria sido mesmo suicídio?
Para tornar o caso ainda mais estranho, Adam combina ir a um jogo com o pai, mas desaparece misteriosamente. Acreditando que o garoto está correndo grande perigo, Mike não medirá esforços para encontrá-lo. Quando duas mulheres são assassinadas, uma série de acontecimentos faz com que a vida de todas essas pessoas se cruzem de forma trágica, violenta e inesperada.
Sinto necessidade de repetir um trecho:
“(...) uma série de acontecimentos faz com que a vida de todas essas pessoas se cruzem de forma trágica, violenta e inesperada”.
Saiba o porquê:
O livro é dividido em histórias particulares, onde cada família tem um problema. Até aquela família rica, unida, e aparentemente feliz, tem um “desespero contido”, por exemplo.
Para ser mais direto e explicativo, apresento-lhe de forma bem resumida os seguintes casos que aparentemente são um “nicho”, ou seja, não tem nada a ver um com o outro:
Nash e Pietra são os primeiros que você conhece. E logo percebe que se trata de um casal de assassinos. Eles têm motivos obscuros para perseguirem certas pessoas, e o pior, é que as encontram... e matam.
Sabe aquela família que usei como exemplo agora há pouco? Rica e aparentemente feliz? Pois é, há um lugar em Livingston que existem várias delas, começando por:
- Tia Baye e Mike. E como já mostrado na sinopse, deparam-se com uma “terrível” situação: monitorar seu filho. Logo decidem invadir sua privacidade para ver o que ele anda fazendo, pois adolescentes às vezes assustam quando agem sozinhos e silenciosos. A invasão se agrava mais ainda quando Adam desaparece de forma misteriosa e minuciosa.
- Ron e Betsy Hill vivem uma vida totalmente sem graça. Sofrem demais com a perda do filho, Spencer, adolescente e amigo de Adam, que resolveu se suicidar. Além disso, os Hill mal conseguem sustentar a vida a dois, pois só sabem se guiar conforme seus pensamentos particulares, tudo mostra um casamento falido.
- A vingança muito bem escondida está prestes a explodir. Guy Novak quer a todo custo pôr as mãos em Joe Lewiston, um professor, que intencionalmente ou não, magoou uma aluna, a doce e quieta Yasmin, filha de Guy Novak. O professor Joe fez um comentário maldoso sobre a criança que irá impactar na sua vida, como se fosse um trauma.
- Um segredo guardado há 10 anos tem de vir à tona, só assim a atraente Susan Loriman pode salvar o seu pequeno filho, que tem câncer... Ela vai ter que passar por cima de tudo para ajudá-lo. E precisará de muita confiança da parte dos profissionais envolvidos.
- Falando das mulheres assassinadas e desaparecidas: quem entra em cena para resolver esses casos é a autoritária Loren Muse, seu foco principal é resolver os casos, obviamente, mas ela também precisa “massagear seu ego”, e por esse motivo, sente-se obrigada a mostrar a todos que é suficientemente eficiente, como qualquer homem, ou até mesmo melhor.
Bom, até aqui temos um belo emaranhado de dramas, que eu achei fantástico, pois além das resoluções dos casos temos as incríveis surpresas das “ligações”. Posso estar sendo tediosamente repetitivo, mas no início você acha que ninguém tem a ver com ninguém, e pela terceira vez: “(...) uma série de acontecimentos faz com que a vida de todas essas pessoas se cruzem de forma trágica, violenta e inesperada".
Isso mesmo: há um elo entre cada uma dessas pessoas, fechando-se como se fosse um círculo surpreendentemente inteligente e brilhante!
"Até onde você iria por amor à sua família?"
Harlan Coben destrincha a privacidade de seus personagens, e revela seus limites, expondo, e ao mesmo tempo respondendo, o subtítulo da obra.
E você, até onde iria por amor à sua família? [...]
A nota é 9,5... mas nem me lembro direito o porquê de não ser 10!
Recomendo muito! Palavra de leitor histérico!
Boa leitura!
quarta-feira, 1 de agosto de 2012
Objetivo de "MELHORES AUTORES"
Olá queridos amigos, decidi criar este espaço para falar sobre os responsáveis por me divertir tanto e fazer me desligar de nosso mundo e conhecer lugares e pessoas diferentes: estou falando, é claro, dos escritores!
Aqui você encontrará algumas informações sobre os autores que mais admiro (avaliadas por meio de suas obras).
Aproveitando o espaço, e já me desculpando pela revelação:
"Um dos meus sonhos é ser um escritor profissional, e divertir as pessoas como os autores famosos fazem".
E agora voltando à realidade: sinta-se à vontade em comentar sobre os autores. Adoro sugestões, portanto gostaria muito que me indicasse algum autor ou autora para conhecer (sempre lembrando de indicar uma obra também).
Um abraço, e obrigado pela visita!
J. Igor
Assinar:
Postagens (Atom)